Postado em em NotíciasCidade

Curso de medicina deverá começar na Ufal Arapiraca em 2013, avisa ministro da educação

Serão 40 vagas para capital do agreste

Por Redação

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, anunciou ao senador Renan Calheiros a criação do curso de Medicina em Arapiraca. Serão 60 vagas, sendo 40 para Arapiraca e 20 vagas para aumentar a oferta do curso de Medicina em Maceió.

O curso de Medicina de Arapiraca deverá começar a funcionar em 2013 e o que pesou na decisão do ministro Aloísio Mercadante foi a expansão do ensino superior público – os campus da Ufal no interior de Alagoas já contam com mais de 5 mil universitário.

Outro motivo que pesou na decisão do ministro Aloísio Mercadante é que Arapiraca é a única cidade no país, e contando-se com as capitais, que expandiu o número de escolas em tempo integral.

-“Isto é inédito no país!” – festejou o senador Renan.

Entusiasmado, o ministro Aloísio Mercadante anunciou que “faz questão” de visitar Arapiraca para inaugurar a décima escola em tempo integral e anunciar a criação do curso de Medicina.

PS - O pleito inicial era para se criar o curso de Medicina no Cesmac, o que o senador Renan Calheiros tentou desde a epoca do ministro Fernando Haddad, mas três obstáculos se tornaram insuperáveis: 1) O Cesmac não tem hospital; 2) O curso de Medicina no Cesmac seria pago; 3) O curso de Medicina no Cesmac funcionaria em Maceió.

Em seu twitter, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) agradeceu à Presidenta Dilma, ao Ministro Mercadante, Senador Renan e a Deputada Celia Rocha pelo empenho em conseguir as vagas de medicina para Arapiraca.

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

  • Caroline

    Caroline

    O cesmac já tem hospital que é a Santa Juliana, existem muitas faculdades particulares em todo país só em São Paulo são 40, e nada mais justo que seja na capital, mas o que eu acho é que o CRM tem medo de que as faculdades obtenha melhor resultado do que UFAL E UNCISAL que se dizia as melhores.

  • Ben Barbosa (Gestor Público)

    Ben Barbosa (Gestor Público)

    Uma das vagas já é minha, com fé em nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso salvador!

  • louca do brejo

    louca do brejo

    Pois é,a saúde não funciona por falta de médicos,coloca estudantes para ver no que pode dar...agora dizer que arapiraca com um hospital regional,um chama,um nossa senhora de fátima,vai ter suporte para formar médicos...kkkkk será o faz-me rir das faculdades de medicina

  • Maria Jose

    Maria Jose

    Hahahahahahah sonha Alice. Vamos deixar de palhaçada a Ufal em Arapiraca mal tem estrutura para os cursos que tem imagine para medicina é tirar onda com a nossa cara, digo isso, pq sou aluna e sei da realidade, eita política que só quer se promover.

  • :O

    :O

    É muita graça mesmo! O campus Arapiraca nem funcionando está pela precária situação do Presídio e eles vêm agora com essa de Curso de Medicina?! Nãoooo!!!, só se for pra ser no bloco PRESÍDIO !! É uma boa porque já estagiam por lá né?

  • Universitário

    Universitário

    Se é pra salvar vidas a UFAL e o Governo Federal primeiro deveriam investir em laboratórios para os cursos de Enfermagem e Psicologia do campus Arapiraca q "funcionam" sem condições adequadas (ou seja sem laboratório) o q compromete a formação desses profissionais q tbm salvam vidas todos os dias.

  • Claudio de Oliveira Magalhães

    Claudio de Oliveira Magalhães

    NINGUÉM SEGURA + ARAPIRACA!!!, LUCIANO, CÉLIA ROCHA, RENAN PARABÉNS P/ EMPENHO E ESSA GRANDE VITÓRIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • josefa

    josefa

    se pode trazer medicina, pode também direito, faz logo tudo certinho, eita povo para pensar pequeno, depois vem as desculpas, agora vamos logo resolver a situação dos estudantes, que estão fora das salas de aula, por irresponsabilidade desses governantes de mente gananciosa.

  • auxiliar de enf.

    auxiliar de enf.

    Sim!!!por que não.?..Desde que Célia eLuciano estão a frente da prefeitura,que nossa cidade esta evoluindo estupidamente,veja amigo os curso que já tem na nossa cidade se DEUS quiser mas um para nossos filhos.Vamos confiar.Parabéns, Luciano ....você esta trabalhando,para o Futuro dos nossos BêBê...

  • Flavio Silva

    Flavio Silva

    Parabéns a Arapiraca por mais esta importante conquista. Arapiraca esta se consolidando em uma cidade importante como polo educacional em todo interior do NE. As prioridades de um desenvolvimento sustentável são Educação e Saúde Pública. A sociedade será beneficiada com a implatação deste curso.