Ufal Arapiraca promove encontro sobre acessibilidade da pessoa surda
- Redação
- 06/03/2012 10:59
- Cidade
Durante os dias 28, 29 e 30 de março, o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas sediará o 2º Encontro sobre Cidadania e Surdez: (Re) Pensando a Acessibilidade da Pessoa Surda no Agreste Alagoano. O evento acontece devido à necessidade de se discutir o direito à informação e ao livre acesso a ambientes públicos de pessoas com limitações físicas, motoras, intelectuais ou sensoriais.
Além da discussão sobre a importância da acessibilidade de indivíduos surdos em diferentes locais de Arapiraca, o encontro tem como objetivo refletir sobre a atuação do intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a formação desse profissional no Agreste de Alagoas. O debate será baseado nas Leis 10.098/2000 - que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção do acesso de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida - e 12.319/2010, responsável por regulamentar a profissão de tradutor e intérprete de libras.
A programação dispõe de mesas redondas sobre a acessibilidade da pessoa surda à escola regular, ao ensino superior, ao mercado de trabalho e aos serviços públicos de saúde. Além disso, o encontro disponibilizará apresentações culturais e oficinas de libras. O encerramento das atividades será feito pela professora Larissa Rebouças, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que ministrará o fórum “Cidadania e Surdez: (Re) Pensando a Acessibilidade da Pessoa Surda”, no qual levantará discussões sobre as dificuldades enfrentadas por deficientes auditivos em vários ambientes da sociedade.
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.