Postado em em NotíciasCidade

Graviola gigante é destaque em Limoeiro de Anadia

Espécie supera o dobro do tamanho de uma fruta normal

Por Agência Alagoas

Uma graviola normal pesa em média 4kg, entretanto, o parâmetro não serve quando a fruta é comparada com o modelo produzido na cidade de Limoeiro de Anadia, Agreste de Alagoas. Na região, uma unidade da graviola pode chegar a 12 kg.

Aproximadamente dez agricultores têm sua própria plantação na localidade, que vem ganhando destaque pelo fato inusitado, apesar de não ser responsável pelo pioneirismo da atividade.

A variedade de graviola gigante começou a ser cultivada há mais de 30 anos, em Arapiraca. Após a descoberta do potencial do fruto, mudas de plantas foram distribuídas para agricultores e outros interessados em reproduzir esta espécie diferenciada.

Conhecido como Galego da Recanto, o agricultor Francisco Anacleto planta a graviola há oito anos. Segundo ele, que possui 267 pés da fruta em sua propriedade, há possibilidade de venda durante o ano inteiro, já que não há sazonalidade na produção.

“A fruta é muito boa e temos produção durante todo o ano. Já plantei mamão, macaxeira, mas a melhor opção continua sendo a graviola. Tenho outras espécies aqui, mas em menor quantidade”, explica o agricultor.

O produtor recebeu grande notoriedade durante a Feira dos Municípios, realizada em janeiro, onde pode expor duas de suas graviolas, impressionando a todos, desde turistas a cidadãos locais.

De acordo com a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Fruticultura do Agreste, Rosete Albuquerque, chegaram até a oferecer R$ 100 por uma unidade da fruta.

Anacleto iniciou o cultivo graças a um amigo e afirma colher, em média, quatro toneladas de graviola por semana.

Ele conta que é preciso cuidar muito bem do solo para se chegar a um modelo ideal. “A terra aqui é muito boa para a fruta, mas a gente aduba, cuida da acidez do solo e faz a irrigação, tudo para manter a qualidade e o tamanho”, explica Galego da Recanto.

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.